JC Fresh Air #1

segunda-feira, novembro 01, 2010 0 Comments

Sabe um dos meus maiores desejos? Que as pessoas no mundo inteiro pudessem sentir e conhecer a Deus como eu sinto e conheço - e olhe que é muito pouco. 

Mas o Deus que eu conheço não é um Deus que a gente barganha, que a gente faz trocas: "Você faz isso e Deus te dará aquilo". Não, as coisas não funcionam assim. Deus não joga nossos joguinhos sujos e egoístas que a gente faz para conseguir o que a gente quer. 
Estou dizendo tudo isso aqui porque ontem fui a uma determinada 'igreja' que as primeiras palavras do pastor foram: Dêem o dízimo e dêem generosamente, porque se você der a sua contribuição, Deus vai te abençoar. É simples, você semeia e colhe. Dê o dízimo e Deus te abençoará. Não dê pouco, não. Seja generoso, Deus gosta de pessoas generosas." 
Ele citou Malaquias 3:10 "Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida."

Eu quase não acreditava no que ouvia, minha vontade era levantar daquela cadeira e ir embora. Era absurdo como ele distorcia as palavras de Deus. Era absurdo o modo como ele colocava Deus num lugar de câmbio. 
Sim, a Bíblia fala do dízimo. Mas vamos discorrer um pouco a respeito dos fatos.
Quando Malaquias disse isso, ele pregava a uma nação corrupta, que sofria as consequências carnais do pecado. Sim, Deus abriria as janelas do céu e derramaria bênção sem medida, se, SE, aquele povo se arrependesse da sua desobediência. 
No velho testamento, é possível encontrar várias menções aos dízimos, antes de Móises, durante a lei de Móises e depois de Móises.
Antes da lei de Móises
Jacó, neto de Abraão, prometeu devolver a Deus 10% de sua prosperidade (Gênesis 28:22). Não se encontra na Bíblia que tal dízimo tenha sido ofertado por ordem pré-estabelecida, antes, ao que parece, foi voluntário.  
O dízimo na lei de Moisés
É indiscutivelmente claro que Deus ordenou o dízimo na lei que ele deu através de Moisés. Muitas passagens mostram essa exigência (por exemplo, Levítico 27:30-33; Números 18:21-32; Deuteronômio 12:1-19; 26:12-15). O dízimo era uma característica da relação especial entre Deus e o povo escolhido de Israel (Deuteronômio 14:22-29). Nenhum estudante da Bíblia pode negar a necessidade do dízimo, sob a lei de Moisés.
Sempre que as pessoas se referem à lei de Moisés, é importante lembrar que Deus deu essa lei aos israelitas, descendentes de Abraão especialmente escolhidos. A manutenção dessa lei era necessária para mostrar que eles eram um povo separado, escolhido (Êxodo 19:1-6; Deuteronômio 26:16- 19). Estes mandamentos a respeito do dízimo foram parte "da lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel" (Neemias 8:1).

 Naquela época, muitos mais em voga do que hoje, dar o dízimo era uma questão em que Deus via a obediência dos homens, de seu povo.
Novo Testamento
Quando Cristo veio e morreu por nós, fomos redimidos e nossa relação com Deus foi restaurada. Hoje todos nós, todas as pessoas, vivemos sob a autoridade de Cristo, Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31. 
Jesus criticou os judeus hipócritas que negligenciavam outros mandamentos divinos e tinham em alta estima  a lei do dízimo. Mateus 23:23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro, do cominho me tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas." ( + Lucas 11:42, 18:9-14)

Quando Jesus fala em "... fazer estas coisas, sem omitir aquelas" , Ele se refere que é preciso que os crentes deem suas contribuições, mas Ele esclarece como deve ser feito:
1Co 16:1-2 "Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenai às Igrejas da Galácia.
²No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que não se façam coletas quando eu for."

Ressalta ainda que 2Co 8:1-12 (Ressaltarei alguns versículos)
2porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a  profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza de sua generosidade.
3Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários,
4pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.
5E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;
7Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nessa graça.
8Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade de vosso amor;
15como está escrito:  O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.
 Por isso, fica claro, que Deus nos chama a doar por amor, não porque se você doar Ele te abençoará. Quem pensa nisso, não mira no que Jesus veio para mostrar, que é a riqueza espiritual, mira, no entanto, nas riquezas terrenas. 
Você dá o dízimo como oferta de amor ao trabalho de Cristo. Ofertando, primeiramente, ao Senhor, Deus-Pai, depois aos homens, chamados por Deus a realizarem a Sua obra. É através do dízimo que é possível a Igreja manter a estrutura, intervenções para edificação dos já cristãos e levar a Palavra aos que ainda não conhecem. Você faz por amor! Amor a Deus! E não porque você espera que Ele te recompense. Afinal, qual é aquela pessoa que ama e não quer ver o outro bem? 
Isso me chocou bastante ontem e fiquei admirada como num salão lotado, eu e mais um amigo, éramos os únicos que aparentemente não aceitavam o que estava sendo dito. Me perguntei como tantas pessoas se permitiam serem enganadas. 
Porque, lhes digo, meias verdades são mentiras.  
Não se deixem enganar, busquem e exortem todo o tempo. Não é à toa que há tantas 'igrejas' enriquecendo em cada esquina à custa de pessoas que, por inocência ou preguiça de buscar a Palavra, lotam igrejas e movem mundos e fundos para uma causa onde o foco não é Jesus.
Seguir a Cristo, hoje em dia, é uma das coisas mais difíceis de se fazer. Quando Jesus disse que veio para dar-nos vida em abundância, não foi aos bens materiais que Ele se referiu. 
Por fim, deixo esse versículo:
Atos 17:11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda avidez, examinando as escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
Que Deus esteja convosco. 
 
 Créditos: http://www.estudosdabiblia.net/d11.htm
Orbrigada! 

Maggie

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 opiniões: